Lugano aceitou salário de R$ 280 mil para voltar ao São Paulo

Cria das divisões de base do tradicional Nacional, do Uruguai, Diego Lugano chegou ao São Paulo sob enorme desconfiança em 2003 após um curto empréstimo ao Plaza Colonia. Apontado como o “homem do presidente”, já que Marcelo Portugal Gouvêa que bancou sua contratação, o uruguaio demorou a engrenar no Morumbi.

Após um primeiro ano conturbado, Lugano mostraria persistência para se tornar ídolo da torcida são-paulina ao conquistar os títulos da Copa Libertadores da América e do Mundial de Clubes em 2005. Troféus estes que tornaram sua presença na Seleção Uruguaia um fato constante nos anos seguintes, com direito a faixa de capitão.

Bastante valorizado, o zagueiro foi então alçar vôos no futebol europeu. Por lá, defendeu as cores de Fenerbahçe, Paris Saint-Germain, Málaga, West Bromwich e BK Hacken. Em 2016, já aos 35 anos, Lugano retornou ao São Paulo para encerrar sua vitoriosa carreira. Para isso, topou um salário de “apenas” R$ 280 mil mensais.

Longe de sua melhor forma física, o uruguaio somaria apenas 36 partidas, dois gols e uma assistência em suas últimas duas temporadas. Ele penduraria as chuteiras no empate por 1 a 1 com o Bahia pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2017. Na ocasião, Lugano se emocionou e se declarou ao São Paulo.

“O São Paulo é um clube que mudou minha vida pessoal e profissional. Cheguei aqui com 21 anos, o clube teve paciência, soube ver coisas em mim que talvez ninguém mais veria. Cheguei à seleção do Uruguai graças ao São Paulo, fui capitão da seleção por dez anos, fui à Europa. O que eu posso falar? Obrigado”, disse.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.