Corinthians pode ser vendido e virar a nova Juventus

Histórico rival do São Paulo, o Corinthians vive uma das piores crises financeiras de sua história. Segundo a diretoria de Augusto Melo, eleito para o posto de presidente no fim de 2023, o clube deve estrondosos R$ 1,65 bilhão, com destaque para os R$ 706 milhões só pela construção da Neo Química Arena junto à Caixa Federal.

Atentos ao cenário para lá de caótico, um grupo de quatro empresários tem uma proposta de investimento no Alvinegro do Parque São Jorge com a transformação do clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A informação foi inicialmente noticiada pelo jornalista Juca Kfouri e confirmada pelo colunista Rodrigo Mattos, do Uol Esporte.

O modelo proposto pelo quarteto encontra paralelo na gigante Juventus, da Itália, ao idealizar uma empresa de capital aberto com possiblidade de compra de ações na bolsa. Quem levou a proposta à diretoria do Corinthians foi a empresa OTB Sports, que agencia jogadores. A agência, porém, não teria participação na gestão.

Um dos líderes do projeto é o empresário Bernardo Goldfarb, cujo filho, Marcelo Goldfarb é sócio da OTB. Ele sairia da agência no caso do negócio ser concretizado. A avaliação do Corinthians feita pelos investidores representados pela OTB incluiria o imobilizado do clube, isto é, a Neo Química Arena e o Parque São Jorge.

Em resumo, um possível investimento vai levar em conta o valor de todos esse bens para o preço e aporte final. Desde a implementação da SAF, clubes como Bahia, Botafogo, Cruzeiro e Vasco da Gama optaram pela nova política para terem uma vida financeira mais saudável.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.