São Paulo vai conseguir chegar ao G4 do Brasileirão? Veja o que os números dizem
Eliminado nas competições mata-matas, o São Paulo tem apenas o Campeonato Brasileiro para disputar nesta reta final de temporada. Dito isso, o clube definiu que o objetivo é a classificação para a próxima edição da Libertadores da América. Para alcançar seu objetivo, o Tricolor terá que pisar no acelerador.
Nas nove partidas finais do primeiro turno, o São Paulo teve um bom aproveitamento de 62% dos pontos conquistados. Ao todo, venceu cinco duelos, empatou dois e perdeu outros dois.Entretanto, o bom histórico contra os próximos adversários pode não ser o suficiente para garantir uma vaga direta na Libertadores, definida até o quarto colocado.
A equipe comandada por Luis Zubeldía ocupa o quinto posto na tabela, com 47 pontos. Caso faça a mesma pontuação da reta final do primeiro turno, terminará o Brasileirão com 64 pontos e um aproveitamento de 56%, maior em relação ao atual – 54%.
A grande questão é que o São Paulo não depende apenas de si. O Flamengo, atual quarto colocado, tem 51 pontos (60% de aproveitamento). Caso mantenha o desempenho, deve terminar o torneio com 69 pontos. Vale lembrar que o time carioca tem uma partida a menos.
Missão do Tricolor é complicada
Ou seja, caso queira se classificar diretamente a fase de grupos, o Tricolor teria que ganhar 23 dos 27 pontos em disputa. Isso significa vencer sete vitórias e outros dois empates em nove duelos. Das nove partidas restantes para o São Paulo, cinco serão longe de casa. A equipe acumula um aproveitamento baixo de 35% jogando longe de sua torcida. Em casa, a situação é outra, e os comandados de Zubeldía acumula 71% de aproveitamento.
Outro perigo a vista é o Internacional, que é o sexto e possui 46 pontos (mesmos 54% de aproveitamento). A equipe gaúcha disputou uma partida a menos, que é contra nada mais nada menos do que o próprio Flamengo.