São Paulo decidiu não arriscar e deixou zagueiro de fora
Nesta quarta-feira (16), o São Paulo venceu o Vasco por 3 a 0, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, e se manteve zona de classificação a Libertadores via Campeonato Brasileiro. Peça fundamental na equipe, o zagueiro Alan Franco não foi titular no confronto. A decisão foi tomada pelo departamento jurídico do clube após expulsão na Copa do Brasil.
“Sabe quando soube que o Alan não poderia jogar? Hoje. Nos confirmaram hoje que o Alan não poderia jogar. Às 16h. Apenas às 16h nos inteiramos que o Alan não poderia jogar. Mas não teve desculpa. Falei com os jogadores e coloquei o Ruan. Pode ser que falte uma ou outra peça, mas valorizo o que fazem os jogadores”, disse o técnico Luis Zubeldía durante a entrevista coletiva.
O defensor argentino foi expulso na reta final do empate sem gols contra o Goiás, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil, fora de casa. Ele cumpriu suspensão automática na derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG, na ida das quartas, no dia 28 de agosto.
O que aconteceu
Entretanto, ele foi denunciado pelo Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por provocar a torcida (artigo 258-A) e praticar agressão física (254-A). O julgamento foi feito no dia 30 de setembro.
“Por maioria de votos, suspenso por 01 partida por infração ao Art. 250, face a desclassificação do 254-A, ambos do CBJD, contra o voto do Auditor Dr. João Gabrile Maffei, que suspendia por 02 partidas e suspenso por 01 partida convertida em advertência, por infração ao Art. 258 § 2º, face a desclassificação do 258-A, ambos do CBJD, contra o voto do Auditor Dr. João Gabrile Maffei, que suspendia por 01 partida;”, disse o arquivo, divulgado pelo Globo Esporte.
O São Paulo entendeu que a suspensão de um duelo poderia não ser a automática, e e tentou se comunicar com o STJD, em 10 de outubro, para esclarecer a situação. O órgão confirmou que Alan Franco precisaria cumprir mais um duelo. Dito isso, o departamento jurídico do São Paulo recomendou que ele não atuasse contra o Vasco.