Rafinha agiu por conta própria e decidiu voltar a Alemanha
Com o fim da temporada brasileira, Rafinha decidiu aproveitar as férias na Alemanha, visitando as dependências do Bayern de Munique, clube em que recebeu o status de ídolo. Aos 39 anos, o lateral-direito pretende se aposentar em meados de 2025, mas segue aguardando uma renovação junto ao São Paulo.
Traçando os passos finais de sua carreira maestral, Rafinha comunicou à diretoria do São Paulo seu desejo de disputar o Campeonato Paulista e posteriormente pendurar as chuteiras. Com o objetivo de encerrar seu percurso ao lado de jogadores que marcaram sua trajetória, o defensor estuda realizar uma partida de despedida com os alemães em campo.
Ao que tudo indica, sua viagem rumo à Alemanha serviu, também, como possibilidade de encurtar as conversas em função de seu adeus aos gramados. No entanto, o jogador do São Paulo aproveitou a oportunidade para reencontrar alguns companheiros, incluindo o atacante Thomas Müller, com quem jogou no Bayern de 2011 a 2019.
“Ah, eu vivi um sonho. Vivi o auge da minha carreira lá. Trabalhei com Guardiola, Ancelotti, Jupp Heynckes e Niko Kovac. Eu desfrutei muito do futebol, foi onde mais vivi o futebol, era campeão todo ano, ganhei os maiores títulos do futebol, a Liga dos Campeões, fui campeão do mundo, Supercopa da Europa, ganhei muitos Campeonato Alemão, Copa, Supercopa…”, disse o craque ao Abre Aspas.
Contabilizando sua dinastia no país europeu, Rafinha mostrou o motivo de ter se consagrado um dos principais laterais da Alemanha. Em um contexto geral, o brasileiro disputou 266 partidas com a camisa do Bayern de Munique, por onde anotou seis gols, 23 assistências e ergueu 16 títulos.
Rafinha e as expectivas finais
Após fazer história no Bayern, Flamengo, Schalke 04, Coritiba, Grêmio, Olympiacos, Genoa e São Paulo, Rafinha não cobiça nada além de uma aposentadoria em alto estilo. Por sua relação com a diretoria tricolor, o lateral-direito terá mais três meses de contrato para sacramentar de vez seu legado no futebol nacional. Confira os títulos faturados pelo craque:
- Mundial de Clubes
- Champions League
- Bundesliga (x7)
- Supercopa Europeia
- Recopa Sul-Americana
- Libertadores
- Copa da Alemanha (x4)
- Supercopa da Alemanha (x3)
- Campeonato Brasileiro (x2)
- Copa do Brasil
- Supercopa do Brasil (x2)
- Liga Grega
- Campeonato Carioca
- Campeonato Gaúcho