Neto já conquistou Copa do Mundo e foi eleito o melhor da competição, mas a mídia esqueceu disso
O mundo da bola nem sempre é justo com jogadores que se destacam dentro das quatro linhas, principalmente por escolhas tomadas para a aposentadoria. Eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de Futsal de 2012, Neto decidiu ocupar seu tempo livre se aventurando como executivo do Essube, time de futebol da terceira divisão de Minas Gerais.
Autor do gol do título do Brasil na Copa do Mundo de Futsal de 2012, Neto decidiu encerrar seu ciclo na modalidade em 2023. Com o objetivo de repassar seus conhecimentos para outros garotos que sonham em ostentar o status de jogador profissional, o ex-fixo se tornou um dos líderes do projeto de profissionalização do Esporte Social Uberlândia, o Essube.
Como resultado de seus esforços, o plantel em questão deixou de ser um projeto e atualmente terá a oportunidade de atuar no futebol profissional na Segunda Divisão do Mineiro, que equivale ao terceiro nível do estadual. Ainda que não receba reconhecimento por seus feitos, o craque projeta um futuro melhor para a garotada.
“Uma certeza é que não é uma faísca que está surgindo. Não é fogo de palha. A ideia é chegar na primeira divisão do Mineiro em cinco anos. Talvez nós vamos ter uma equipe na primeira divisão, disputando uma Série D, disputando uma série C, uma Copa do Brasil. A gente espera poder, daqui para frente, estar pagando melhores salários, para que esses garotos possam construir uma carreira aqui”, disse Neto.
Apesar de ser um dos cabeças do Essube, o projeto foi iniciado em 2014npelo ex-volante Ferreira, que jogou no Cruzeiro e no Ipatinga. Mostrando a força da união entre os craques, o clube mineiro conta ainda com apoio de Henrique, campeão mundial sub-17 em 1997.
Façanhas de Neto para além da Seleção Brasileira de Futsal
Ainda que tenha nascido no Brasil, foi na Espanha que Neto recebeu a primeira oportunidade de atuar dentro das quadras profissionalmente. Na ocasião, o ex-fixo se destacou no Inter Movistar, tendo sua carreira deslanchada em clubes como: Magnus Futsal, CMB Matera (México) e Praia Clube, além da Seleção Brasileira.
Confira os feitos do craque:
- Copa do Mundo de Futsal (2012)
- Grand Prix de Futsal (2011)
- Jogos da Lusofonia Futsal (2009)
- Copa América de Futsal (2011)
- UEFA Futsal Champions League (2006 e 2009)
- Copa Ibérica de Futsal (2006)
- Liga Nacional de Futsal (2011)
- Liga Paulista de Futsal (2017).
Aposentado desde 2023, Neto pôde ver a Seleção Brasileira faturar o hexacampeonato mundial de futsal em 2024. Em uma campanha histórica, a delegação canarinha bateu a Argentina na final por 2 a 1, com gols de Ferrão e Rafa Santos.