Ex-São Paulo muda rumo da carreira e anuncia novo emprego
Formado nas categorias de base do São Paulo, Rodrigo Caio foi anunciado como novo reforço do Flamengo. Entretanto, ele ficará responsável pelas atividades fora dos gramados, já que será auxiliar técnico fixo da comissão técnica de Filipe Luís.
Aos 31 anos, Rodrigo Caio tem uma forte ligação com o Rubro-Negro. Depois de deixar o São Paulo no final de 2018, o ex-zagueiro se transferiu para o clube carioca e se tornou um dos principais jogadores da equipe. Deixou o Rio de Janeiro em 2023.
O ex-jogador ocupará a vaga deixada por Daniel Alegria, profissional demitido pelo Flamengo no começo da semana. Ele fazia parte da comissão de Filipe Luís no sub-17, sub-20 e no profissional, sendo responsável pelos treinamentos de bola parada.
Segundo informações divulgadas pelo Globo Esporte, Daniel foi demitido após decisão da comissão técnica, que enxergou a “necessidade de contratar um profissional com outro perfil”.
O objetivo do Rubro-Negro era encontrar alguém para discutir novas ideias com Filipe Luís. Rodrigo Caio realizou cursos na CBF Academy. O treinador também é auxiliado por Ivan Palanco e Márcio Torres, e apesar da dedicação e habilidade, ambos não tiveram a vivência em campo, ponto principal na contratação de Rodrigo Caio.
O ex-zagueiro chegou a assinar com o Grêmio na temporada passada, mas disputou somente cinco jogos. Ele sofreu com lesões nos últimos anos e agora inicia uma nova aventura em sua carreira.
Pelo Flamengo, Rodrigo Caio disputou 151 duelos, vencendo duas Libertadores, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Campeonato Carioca.
Confira a nota divulgada pelo Flamengo
Veja nota do Flamengo
“O Clube de Regatas do Flamengo oficializou, nesta terça-feira (13), a contratação de Rodrigo Caio como auxiliar técnico da comissão permanente do futebol profissional. Ídolo recente da Nação Rubro-Negra, o ex-zagueiro inicia uma nova etapa da sua carreira no clube, agora fora das quatro linhas, contribuindo diretamente para a preparação e o desenvolvimento da equipe principal, agregando um olhar de quem esteve no campo até pouco tempo.
A chegada de Rodrigo Caio faz parte de um projeto estratégico da Diretoria de Futebol, que busca integrar à comissão técnica profissionais preparados, com identidade rubro-negra e histórico de conquistas com o Manto Sagrado. A presença de um jogador que marcou época no clube tem como objetivo fortalecer a cultura vencedora, parte do DNA do Flamengo.
Entre 2019 e 2023, Rodrigo Caio disputou 152 partidas com a camisa do Flamengo. Durante esse período, conquistou duas edições da Conmebol Libertadores (2019 e 2022), dois Campeonatos Brasileiros (2019 e 2020), uma Copa do Brasil (2022), duas Supercopas do Brasil (2020 e 2021), uma Recopa Sul-Americana (2020) e três títulos do Campeonato Carioca (2019, 2020 e 2021).
Com espírito de liderança, conhecimento tático e total identificação com o clube, Rodrigo Caio passa a integrar o dia a dia do elenco profissional no Ninho do Urubu. Além de agregar o conhecimento e experiência dos tempos como jogador, ele também traz no currículo a Licença B do Curso de Treinadores da CBF Academy”.