CBF corre contra o tempo para corrigir erros de arbitragem na Série A

Na última segunda-feira (14), a Comissão de Arbitragem da CBF deu o pontapé inicial para a preparação dos árbitros da Série A do Campeonato Brasileiro. O evento, que foi realizado no Rio de Janeiro, reuniu 75 profissionais do ramo, sejam assistentes, árbitros de campo e de vídeo.

As atividades duraram até a quinta (17) e segundo informações divulgadas pelo portal UOL Esporte, foram dividas entree:o Clube da Aeronáutica (CAER), o Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB) e o hotel da concentração. A medida foi criada para a melhora da arbitragem no Brasil, conforme explicado por Rodrigo Cintra, atual coordenador-geral da Comissão.

“Teremos três turnos de atividades, com parte prática, técnica e teórica. É um trabalho piloto também para a profissionalização que pretendemos fazer em, no máximo, 18 meses. Vamos trabalhar os princípios de treinamento na parte prática, o que já aprenderam na teoria e que vêm trabalhando no campo de jogo”, disse Cintra.

O primeiro contou com exercícios práticos através de simulações de equipes de base do Rio de Janeiro, contando com o equipamento do VAR. Já o segundo realizou simulações práticas da ferramenta de vídeo. Posteriormente, os profissionais realizaram provas teóricas. A concentração foi realizada antes da rodada do Brasileirão.

“Nosso trabalho é aprofundar estes conhecimentos, aplicando e repetindo procedimentos para que se automatizem nas equipes de arbitragem e fazer um alinhamento muito maior para a nova cultura do VAR, que é ajudar o árbitro a enxergar o que ele não vê no campo e auxiliá-lo a tomar a melhor decisão”, finalizou Rodrigo.