Como foi a passagem de Rubens Minelli no São Paulo?

Rubens Minelli é, sem dúvida alguma, um dos nomes mais importantes da história do futebol brasileiro. O ex-treinador marcou história por onde passou, inclusive no São Paulo. Após sua morte, em novembro, recebeu diversas homenagens de diferentes clubes.

Nascido em São Paulo em 1928, Minelli sempre demonstrou sua paixão pelo futebol. Chegou a atuar no Ypiranga, Nacional, Palmeiras e no próprio Tricolor, quando, atuando pelo time juvenil, levantou a taça de campeão da categoria em 1946.

Ele foi o primeiro técnico a vencer o Brasileirão em três oportunidades seguidas. Em 1975 e 1976 pelo Internacional, e um ano depois, veio a levantar a taça dirigindo o São Paulo. Chegou no Tricolor em dezembro de 1976 após passagem pelo Colorado, e entrou de vez para a história.

Ele ajudou a tornar o Tricolor o que é hoje, saindo de gigante do estado para uma potência no país inteiro. Tanto é que ao seu comando, o clube se sagrou campeão brasileiro pela primeira vez, após bater o Atlético-MG nos pênaltis.

Dirigindo o São Paulo, Rubens Minelli esteve à beira do gramado em 168 partidas, acumulando 79 vitórias. É o sétimo técnico com mais jogos pelo Tricolor do Morumbi até hoje. 

Deixou o SPFC para ser o novo treinador do Al-Hilal, da Arábia Saudita. Depois, retornou ao futebol brasileiro dirigindo clubes como Palmeiras, Grêmio e Corinthians, encerrando sua trajetória como técnico em 1998. Trabalhou posteriormente como diretor, inclusive no próprio São Paulo.

Carpegiani falou sobre Minelli

Em entrevista ao Globo Esporte, Carpegiani, que foi treinador por Minelli no Internacional, lamentou a morte do ex-comandante, e destacou alguns de seus principais atributos na função.

“O Minelli foi um dos treinadores mais importantes que tive. Ensinamento moral, dentro e fora de campo. Ele era um vencedor, ganhou muito em diversos clubes. Na época vencedora, merecia a Seleção, mas não teve a oportunidade, infelizmente. Ele se adaptava aos clubes e jogadores com muita facilidade. Era muito exigente, repetitivo. Ensinava tudo nos mínimos detalhes”, disse.