Deputada entra em ação para tirar Ednaldo da CBF

Atual presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ednaldo Rodrigues pode ser afastado do cargo. Nesta segunda-feira (5), a deputada Daniela do Waguinho entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para realizar a ação. A informação foi divulgada por Igor Siqueira, do UOL Esporte.

“O argumento da deputada se baseia na alegação de que houve uma falsificação de assinatura no acordo mais recente envolvendo dirigentes da CBF que é crucial para a estabilidade política na entidade.A suspeita é direcionada à firma do Coronel Nunes, ex-presidente interino da CBF e que era um dos vices no mandato passado”, escreveu o jornalista.

A mesma levou a questão ao STF após uma denúncia realizada ao Ministério Público do Rio (MP-RJ). Coronel Nunes fez parte de um acordo na Justiça no qual deu início ao caso envolvendo a primeira eleição de Ednaldo como presidente da CBF, ainda em 2022. Entretanto, houve um consenso entre as partes envolvidas, desta forma, o antigo caso (envolvendo Gilmar Mendes) foi encerrado no STF.

“Só que nasceu uma suspeita sobre as condições de saúde do Coronel para firmar o documento. A raiz da questão é um laudo de Jorge Pagura, neurocirurgião que operou Nunes e faz o tratamento de um tumor no cérebro do dirigente. Pagura, inclusive, é presidente da comissão médica da CBF. Em 2023, o médico apontou que Nunes estava com déficit cognitivo, após passar por uma cirurgia considerada agressiva”, pontuou Igor.

O mesmo laudo havia sido utilizado em uma ação no Pará visando acabar com o desconto de pensão alimentícia da aposentadoria de Nunes, que não passa por sua melhor condição de saúde. A última vez que foi visto na CBF foi em Belém, no confronto entre Brasil e Bolívia. 

Jacqueline Tirotti, responsável por ações no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), investiu a situação e concluiu que: “O resultado da análise apontou ‘impossibilidade de vinculação do punho’ do Coronel às assinaturas dos documentos analisados. Ela ainda apontou ‘fragilidade do documento questionado’ — o acordo entre os dirigentes sobre o processo envolvendo a eleição de Ednaldo na CBF”.

O deputado Sargento Gonçalves pediu uma audiência pública na Comissão de Esporte da Câmara, que será votada nesta quarta-feira (7). Dito isso, a deputada Daniela do Waguinho busca tirar Ednaldo do cargo “invalidando o acordo na Justiça do Rio e, consequentemente, a homologação dele no STF” segundo Igor.