Era considerado indispensável no São Paulo e acabou perdendo espaço bem na hora de renovar
Considerado uma peça fundamental no ano passado, o zagueiro Alan Franco perdeu minutos em 2025. O defensor não vem atuando com frequência (atuou em três dos oito jogos no Paulistão) e seu futuro começa a ser questionado, já que tem contrato até o final da temporada.
Por enquanto, quem vem ganhando a disputa pela vaga de titular na equipe é Sabino. Ainda na temporada passada, ambos duelaram junto a Ruan e Arboleda pelo espaço entre os onze iniciais. Entretanto, enquanto o argentino disputou três jogos em 2025, o brasileiro entrou em campo em cinco oportunidades.
Em entrevista coletiva recente, o técnico Luis Zubeldía foi questionado sobre a situação de Alan Franco. O treinador explicou que seu compatriota tem outras características e que poderá atuar em outros jogos. Mesmo assim, desconversou sobre quem é o titular da equipe.
“SSão dois zagueiros diferentes. O Alan é de muito duelo, de perseguição. Para o momento de hoje (contra o Mirassol, jogo em que Sabino falhou), um zagueiro como o Alan pode ser mais eficiente, mas longe de pensar que por uma má atuação ou por um momento posso abrir mão de um jogador. Como falei, nós evoluímos muito”, comentou.
Reserva em 2023 e titular em 2024, futuro do argentino está indefinido
Contratado no início de 2023, Alan Franco foi reserva de Lucas Beraldo e Arboleda durante toda a temporada. Não ganhou tantas oportunidades com Thiago Carpini e passou a ser titular sob o comando de Zubeldía. Se tornou peça fundamental do time e só não atuou devido a problemas físicos ou escolhas do técnico (poupar os titulares). Disputou 44 partidas no total por todas as competições.
Em relação a seu futuro, Alan Franco atrai interesse de diversos clubes. Com contrato válido até o final de dezembro, ele poderá assinar a custo zero com qualquer equipe a partir de julho. Mesmo assim, o São Paulo acredita que renovará seu vínculo sem problemas.