Fifa confirma e São Paulo pode voltar a ser campeão Mundial

Com tradição de sobra internacionalmente, o São Paulo esbanja diversos troféus em sua galeria. Talvez os mais importantes sejam os vencidos contra Barcelona, Milan e Liverpool, os chamados mundiais. Muitos não acreditam nas duas primeiras como conquistas legítimas, já que o formato era outro, fora o nome.

Em comunicado divulgado pela Fifa, a maior entidade de futebol do mundo confirmou que o vencedor da Copa Intercontinental será considerado campeão mundial. O torneio, organizado pela Uefa e Conmebol, aconteceu entre 1960 a 2004, e reunia o vencedor da Libertadores e da Liga dos Campeões da Europa.

Após pedido da Conmebol, a Fifa oficializou, em 2017, que todos os campeões da Copa Intercontinental fossem considerados campeões mundiais. Desta forma, o São Paulo, que já venceu o troféu em três oportunidades, pode levantar mais um na temporada que vem.

Isso porque a Fifa nomeou o antigo Mundial de Clubes para Intercontinental nesta temporada, por conta da criação do novo torneio, que conta com 32 equipes e será disputado a cada quatro anos. A primeira edição será nos Estados Unidos, entre junho e julho do ano que vem. O São Paulo não se classificou.

Contudo, a entidade manteve o antigo formato (seis clubes), disputado a cada ano. Caso o Tricolor vença a Libertadores de 2025, se classifica automaticamente, podendo ganhar seu quarto título mundial.

No Intercontinental, o  campeão da Libertadores jogará contra o vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf (Confederação das Américas do Norte Central).  O Real Madrid, atual campeão da Europa, já está garantido na final.