FIFA fez bonito e reconheceu Mundial de São Paulo e Flamengo

O título do Mundial de Clubes é, talvez, o mais importante para os torcedores sul-americanos. No Brasil, existem diversas falácias sobre o troféu, uma vez que muitos fãs argumentam que os clubes vencedores das edições anteriores à criação do torneio pela FIFA não podem ser chamados de campeões mundiais. O São Paulo, por exemplo, venceu em 1992 e 1993 no formato antigo, além de 2005 já com organização da entidade.

O novo Mundial de Clubes da Fifa foi criado em 2000 e levanta diversas polêmicas até hoje quando comparado com a então Copa Intercontinental, criada em 1960. Naquela época, os campeões europeus enfrentavam os sul-americanos em jogos de ida e volta, que posteriormente passaram a ser disputados em finais únicas.

Ou seja, baseado no argumento de muitos torcedores, o São Paulo e o Flamengo (título de 1981) não poderiam ser considerados campeões mundiais. Tudo mudou após um posicionamento oficial da própria Fifa.

No dia 27 de outubro de 2017, o Conselho da entidade oficializou o reconhecimento de todos os clubes da Copa Intercontinental como verdadeiros campeões mundiais, desmentindo tal falácia comentada por muitos anos.

SPFC é o único tricampeão mundial do Brasil

Desta forma, o São Paulo foi consagrado como tricampeão mundial, sendo o único clube brasileiroa a atingir o feito. A primeira conquista aconteceu em 1992, quando a equipe comandada pelo lendário Telê Santana venceu o Barcelona, comandado por Johan Cruyff. No ano seguinte, o Tricolor conquistou mais um troféu, desta vez diante do Milan, de Fabio Capello.

O terceiro e último título, já sob organização da Fifa, veio em 2005. Na ocasião, o São Paulo, de Paulo Autuori, venceu o Liverpool na decisão. O lendário Rogério Ceni deu show naquele torneio e salvou o São Paulo em diversas ocasiões.