História do São Paulo: 10 maiores ídolos

Sem dúvida alguma, o São Paulo é um dos maiores clubes do Brasil e da América do Sul. Além de ser campeão de todos os títulos que já disputou, o Tricolor jamais foi rebaixado e é o único tricampeão mundial do país. Em quase 100 anos de história, o Soberano foi representado por diferentes jogadores que se tornaram ídolos máximos. Confira os 10 maiores.

  • Rogério Ceni

O ex-goleiro é, para a grande maioria, o maior jogador da história do São Paulo. Rogério Ceni defendeu apenas o clube em sua longa carreira, se tornando um dos capitães mais respeitados do mundo. Além dos mais de 100 gols marcados, acumula marcas coletivas importantes como três Brasileirões, duas Libertadores e dois Mundiais de Clubes.

  • Telê Santana

Por outro lado, Telê Santana também é considerado uma “entidade” no São Paulo Futebol Clube. Primeiro técnico a levantar uma Libertadores da América pelo clube (venceu em 1992 e 1993), também levantou dois Mundiais e um Campeonato Brasileiro. Seu nome é ecoado no Morumbis até os dias de hoje.

  • Raí

Não dá para lembrar de Telê sem lembrar de Raí, o “Terror do Morumbi”. O antigo camisa 10 comandou o Tricolor na Libertadores e Mundial de 1992, e é reverenciado até hoje como um dos maiores são-paulinos vivos.

  • Muricy Ramalho

Não dá para falar de são-paulino vivo sem mencionar Muricy Ramalho. O ex-treinador é o atual coordenador técnico do Tricolor, e sua passagem como jogador também foi boa. Entretanto, entrou para a história do SPFC vencendo os Campeonatos Brasileiros de 2006, 2007 e 2008. Por sinal, o Soberano é o único clube do país a atingir tal feito nos pontos corridos.

  • Careca

Com uma técnica invejável, o ex-atacante Careca também marcou época. Com gol decisivo na final do Brasileirão de 1986, foi um grande personagem da história do Tricolor. Também defendeu as cores da Seleção Brasileira e atuou junto a Diego Maradona no Napoli.

  • Serginho Chulapa

Não há como falar de ídolos sem mencionar Serginho Chulapa. O ex-centroavante é o maior artilheiro da história do São Paulo com 242 gols, além de ter levantado diversos troféus de suma importância.

  • Zetti

Antes de Rogério, o São Paulo tinha Zetti. O ex-goleiro também é um dos grandes ídolos da torcida tricolor, responsável pelos títulos das Libertadores e Mundiais de 1992 e 1993 junto a Telê Santana, Raí e companhia.

  • Leônidas da Silva

Apelidado de “Diamante Negro”, Leônidas da Silva marcou sua época e foi um dos primeiros ídolos do SPFC, para não falar o primeiro. Defendeu a equipe nas décadas de 1940 e 1950, ajudando a popularizar o Tricolor dentre os principais clubes do Brasil. É conhecido como o inventor do chute de “bicicleta”.

  • Müller

Atualmente trabalhando como comentarista esportivo, Müller foi um dos maiores atacantes e jogadores da história do São Paulo. Defendeu a equipe nos anos 1980 e 1990, conquistando praticamente todos os títulos possíveis.

  • Toninho Cerezo

Já no final de sua carreira, Cerezo voltou ao Brasil para defender as cores do São Paulo. Seu retorno foi mais do que ótimo e acabou participando das conquistas da Libertadores e Mundial de Clubes.