Isso fez o desempenho do São Paulo despencar na temporada

Após ótimo começo de trabalho de Luis Zubeldía, o São Paulo caiu de rendimento e foi eliminado na Libertadores e Copa do Brasil. O treinador argentino sofreu com baixas importantes durante este período, sendo o volante Alisson a principal delas.

O jogador vinha sendo o melhor de toda a equipe na temporada em termos de rendimento em campo. Ele fraturou seu tornozelo na vitória contra o Grêmio, no dia 17 de julho. Passou por uma cirurgia e vem se recuperando desde então. Ele só voltará a campo em 2025.

Como se não bastasse as eliminações, o Tricolor acumulou apenas sete vitórias em 20 partidas disputadas após a lesão do volante, mostrando sua clara importância para o coletivo funcionar. Segundo dados da Gazeta Esportiva, o aproveitamento neste período foi de 46,6%.

Sem Alisson, Luiz Gustavo foi promovido a titular. Mesmo esbanjando habilidade aos 37 anos de idade, não se tornou o substituto “ideal” de Alisson. No Campeonato Brasileiro, o São Paulo acumula cinco vitórias, cinco derrotas e dois empates desde a lesão do atleta, que disputou 36 duelos no ano, com três gols marcados e duas assistências distribuídas.

SPFC também perdeu Pablo Maia

Além de Alisson, o São Paulo também perdeu o volante Pablo Maia por lesão pelo restante da temporada. Desta forma, o Tricolor vem jogando com a dupla “reserva” desde então, formada por Luiz Gustavo e Bobadilla. O clube foi ao mercado e contratou Marcos Antônio e Santiago Longo, além do retorno de Liziero, que estava emprestado.