Jogo entre Palmeiras x São Paulo será anulado por pênalti mal marcado em cima de Vitor Roque?

O São Paulo está oficialmente eliminado do Paulistão 2025. O Tricolor foi derrotado por 1 a 0 pelo Palmeiras nesta segunda-feira (10), no Allianz Parque, e deu adeus ao torneio nas semifinais.

O único gol da partida foi marcado por Raphael Veiga, de pênalti, aos 43 minutos do primeiro tempo. A penalidade foi o principal assunto dos debates esportivos, uma vez que a grande maioria dos comentaristas de arbitragem acreditam que houve a falta. Apesar disso, não há qualquer chance da partida ser anulada.

“Dá para ver claramente que o Arboleda recolhe a perna, e o Vitor Roque cai. Para mim, não foi pênalti”, opinou o ex-árbitro Sálvio Spínola, na Record. Outro que trabalhava no ramo, Carlos Eugênio Simon também discordou da marcação. “Arboleda está recolhendo a perna quando Vitor Roque se joga sobre o jogador do São Paulo. Isso não é pênalti! Errou a arbitragem”, disse.

No final da primeira etapa, o goleiro Rafael, do São Paulo, erra na saída de bola e acaba dando um ‘presente’ para Vitor Roque. O atacante tenta driblar Arboleda e acaba caindo no chão. Imediatamente, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza aponta a marca da cal, e o VAR não recomendou o lance para revisão.

“Por mais que a imagem mostre que houve contato, é um contato provado pelo atacante. O Vitor Roque salta, ele percebe que a bola dá uma escapada, ele dá um salto, tira os dois pés do chão, e busca o contato o Arboleda, que está até o último momento tentando recuar a perna, mas é um contato provocado pelo atacante. Não foi pênalti. Tem sido a orientação do Paulistão: mínima interferência. Se fosse a orientação de buscar a melhor decisão, certamente teria a correção, pois não houve a penalidade”, disse PC de Oliveira, do Sportv.