John Textor não para de ter problemas em seu clube

Campeão da Libertadores da América e do Campeonato Brasilero, John Textor, atual dono da SAF do Botafogo, enfrenta alguns problemas com o Lyon, equipe francesa a qual administra. Os dirigentes do clube se reuniram com a comissão de recurso da Federação Francesa de Futebol (FFF), visando a reversão da pena imposta em novembro.

Na ocasião, a Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG) da Liga de Futebol Profissional da França (LFP) proibiu a contratação e inscrição de novos jogadores alegando problemas financeiros.

De acordo com informações divulgadas pelo jornal francês L’Equipe, o DNCG negou o pedido em primeira instância. Desta forma, o Lyon segue proibido de contratar novos atletas até que a situação financeira apresente uma melhora. A pena máxima prevista é o rebaixamento para a segunda divisão.

Textor foi alvo de polêmica recentemente após atacar a LFP. Na ocasião, o norte-americano disse que o presidente da entidade se comporta igual um “cachorrinho” frente ao proprietário do Paris Saint-Germain. O presidente da Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG) da LFP, Jean Marc Mickeler, respondeu às falas:

“A DNCG reafirma o seu compromisso com a justiça e integridade nas suas decisões. Todos os clubes, sejam eles grandes ou pequenos, nacionais ou internacionais, estão sujeitos às mesmas regras e critérios rigorosos, destinados a promover a sustentabilidade económica do futebol francês. O Lyon não foge a esta lógica. Convidamos, portanto, o Sr. Textor a concentrar os seus esforços na implementação das medidas necessárias para restaurar uma situação financeira saudável. Finalmente, apelamos ao Sr. Textor para que adote uma postura de responsabilidade”, iniciou.

Por fim, Jean reafirmou o compromisso do futebol francês com “Investidores sérios”, e que todos os clubes veem seguir as regras financeiras impostas pela federação. Por hora, Textor ainda não emitiu uma resposta.

“O futebol francês merece investidores sérios, que respeitem as suas instituições e empenhados em trabalhar num espírito de cooperação e transparência. O respeito pelas regras existentes e o cumprimento das suas promessas serão as melhores alavancas para fortalecer o clube e, de forma mais ampla, contribuir para o crescimento do futebol profissional francês”, finalizou.