Juiz de Fluminense e São Paulo pode ser punido novamente

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) iniciou novos passos para aumentar a pena do árbitro Paulo César Zanovelli, que comandou o duelo entre Fluminense e São Paulo, no dia 1º de setembro, no Maracanã. O profissional se envolveu em uma polêmica com a equipe paulista e agora pode sofrer ainda mais consequências. A informação foi divulgada pelo jornalista Guilherme Amado, do portal Metrópoles.

Vale lembrar que Zanovelli foi punido por 15 dias após julgamento baseado na 5ª Comissão Disciplinar no artigo do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Ele poderia pegar uma pena de até três meses sem apitar um duelo do futebol brasileiro.

Durante a sessão, os próprios procuradores do STJD admitiram que Paulo César Zanovelli cometeu um erro de direito, ou seja, diretamente na regra do esporte. Dito isso, a Procuradoria deve sugerir uma pena de 120 dias ao árbitro, utilizando o argumento do artigo, que diz: “deixar de observar as regras da modalidade”.

Sobre o erro

Tudo começou em uma jogada de ataque do São Paulo. Calleri e Thiago Santos disputaram uma bola, e o assistente acabou levantando a bandeira para sugerir a marcação de uma falta do argentino, que não foi dada por Zanovelli, que deixou seguir.

Entretanto, o zagueiro Thiago Silva entendeu que a suposta falta tinha sido marcada, colocando a mão na bola e realizando a “cobrança”. A jogada seguiu e Kauã Elias abriu o placar. Zanovelli foi chamado para rever o lance pelo VAR, e acabou confirmando que deu a vantagem. Mesmo assim, validou o gol.