Mudança pretendida pela CBF pode ajudar o São Paulo a nunca ser rebaixado no Brasileirão
Nesta quarta-feira (12), os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro se reuniram na sede da CBF para discutir diversos assuntos no Conselho Técnico do Brasileirão. O Conselho Nacional de Clubes é formado por Flamengo, Fortaleza, Vasco, Inter e São Paulo, além do Palmeiras, que foi convidado.
Todos terão missões complicadas visando agregar ainda mais ao futebol nacional. Um dos assuntos mais polêmicos é em relação ao uso de gramados sintéticos, que recentemente foi alvo de uma manifestação de um grupo de jogadores, como Neymar, Lucas, Thiago Silva, Gabigol, entre outros.
Além da redução no número de estrangeiros, há a possibilidade da diminuição dos clubes rebaixados para a Série B do Brasileirão. Desta forma, em vez de quatro, três times cairiam para a segundona. “Foi uma reunião de alto nível, todos os pontos abordados foram trabalhados com vocês e estamos sempre de portas abertas”, disse o atual presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Mudança importante no rebaixamento pode ser implementada
Desta forma, será ainda mais difícil para que clubes que nunca caíram, como São Paulo e Flamengo, acabem descendo de divisão em um futuro próximo. Vale destacar que a decisão ainda não foi tomada e o tópico será discutido futuramente.
O formado de pontos corridos foi criado em 2003 e ajustado até 2006. Em entrevista ao Globo Esporte, o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, já havia comentado sobre o assunto, citando clubes que estavam vivos na Libertadores brigavam contra o rebaixamento, como Atlético-MG e Fluminense.