Penalty precisou se manifestar publicamente após críticas de Neymar e outros jogadores
Depois das críticas de Neymar à bola utilizada no Campeonato Paulista, a Penalty se tornou oficialmente. Na última quarta-feira (12), o camisa 10 do Santos reclamou publicamente da bola após a derrota por 2 a 1 para o Corinthians, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Paulista.
“Desde já, com todo respeito à Penalty, a patrocinadora da bola. Acho que eles têm que melhorar um pouquinho mais essa bola. Essa bola é muito ruim e tem que melhorar um pouco mais para ajudar o nosso campeonato”, comentou Neymar.
A empresa resolveu se pronunciar após o ocorrido e emitiu uma nota oficial. A mesma afirma que a bola está mais rápida, e com isso, os torneios contam com um maior número de gols. Junto a isso, a Penalty garantiu que entrará em contato com os clubes para investigar a situação.
“A Penalty reconhece que essa mudança pode ter um impacto na adaptação dos jogadores, especialmente em campos com mais irregularidades. A Penalty informa que entrará em contato com todos os clubes envolvidos no Paulistão Sicredi para ouvir os protagonistas do futebol —atletas e treinadores— e entender todos os pontos de críticas e sugestões para uma evolução constante da tecnologia e, principalmente, do resultado em campo de suas bolas”, diz a Penalty.
A bola em questão é a Penalty Ecoknit S11, que também está sendo utilizada no Campeonato Carioca. Por sinal, o técnico Filipe Luís, que comanda o Flamengo,também havia reclamado do modelo.
“Gostaria que vocês perguntassem para os jogadores, para os jogadores de todos os times também. Essa bola da Penalty é horrível. Eu tive a oportunidade de jogar com ela e agora estou vendo eles sofrerem também com ela”, comentou.
Veja o comunicado da Penalty
“A Penalty e a FPF reafirmam seu compromisso com a qualidade, a inovação e o desenvolvimento do futebol, sempre ouvindo atentamente o feedback de atletas, treinadores e corpo técnico dos clubes para aprimorar seus produtos e garantir o mais alto nível de desempenho. A Penalty Ecoknit S11, modelo da bola do Paulistão Sicredi 2025, é certificada pela FIFA (“FIFA Quality Pro” – FIFA Quality Programme for Footballs – certificado n°1007545) e habilitada para campeonatos Mundiais e Intercontinentais.
Seguindo a orientação da FIFA, a bola para 2025 evoluiu e está mais rápida e dinâmica. Tanto é verdade que este ano as partidas apresentam uma média maior de gols, com um crescimento de 19% em 2025 (2,4 gols por partida) vs 2024 (2,02 gols por partida), resultando em uma competição ainda mais atraente para o público.
A Penalty reconhece que essa mudança pode ter um impacto na adaptação dos jogadores, especialmente em campos com mais irregularidades. A Penalty informa que entrará em contato com todos os clubes envolvidos no Paulistão Sicredi para ouvir os protagonistas do futebol —atletas e treinadores— e entender todos os pontos de críticas e sugestões para uma evolução constante da tecnologia e, principalmente, do resultado em campo de suas bolas.
Por fim, destacamos que a Penalty está constantemente atualizada com a FIFA e as entidades parceiras, contribuindo para o melhor resultado do esporte”.