Quem é o maior artilheiro estrangeiro do São Paulo?
O São Paulo completará 100 anos de história em janeiro de 2030, e chegando perto da data tão esperada, os torcedores sempre relembram os diversos ídolos que já vestiram a camisa tricolor neste período. Um dos grandes nomes do clube foi o uruguaio Pedro Rocha.
O ex-atacante é o maior artilheiro estrangeiro da história do Tricolor com 119 bolas na rede. Em segundo lugar está o argentino Jonathan Calleri, que defende as cores do São Paulo atualmente, com 79 bolas na rede. Ele é o maior goleador estrangeiro do clube na Libertadores, com 14 gols.
Pedro Rocha foi contratado pelo São Paulo depois da Copa do Mundo de 1970, no México, vencida pelo Brasil de Pelé, Jairzinho, Carlos Alberto Torres, Tostão, Gerson, entre muitos outros craques.
O Uruguai foi eliminado justamente pela Amarelinha, nas semifinais, contudo, o futuro craque do São Paulo não jogou por conta de uma lesão. Mal sabiam os brasileiros que Pedro Rocha se tornaria um ícone no país.
O jogador defendeu o São Paulo por oito anos, acumulando 393 partidas disputadas, com 201 vitórias, 125 empates e 67 derrotas. Como mencionado anteriormente, balançou as redes em 119 oportunidades, se isolando no primeiro lugar entre os estrangeiros.
Fora o Campeonato Brasileiro de 1977, o uruguaio levantou os títulos do Paulistão de 1971 e 1975. Se despediu do Tricolor em 1978 e assinou com o Coritiba. Morreu em dezembro de 2013 e foi enterrado na capital paulista.