Rubens Barrichello é reconhecido e soma 6 títulos na Fórmula 1
Mesmo não tendo sido campeão mundial, o piloto Rubens Barrichello ainda sim é considerado um dos grandes brasileiros da história não só da Fórmula 1, mas também do automobilismo. Rubinho tornou-se um grande xodó da torcida, mas além de seu carisma, esbanjava habilidade dentro das pistas.
Barrichello venceu seis vezes o mundial de construtores da Fórmula 1, prêmio dado a equipe que mais pontuou na temporada. Destes, cinco deles foram defendendo as cores da Ferrari (2000, 2001, 2002, 2003 e 2004) e um outro pela Brawn GP (2009). Como se não bastasse, formou uma das duplas mais lembradas da F1 ao lado do heptacampeão Michael Schumacher, na escuderia italiana.
Pela Brawn GP, o brasileiro também se destacou, desta vez ao lado do inglês Jenson Button, campeão individual dos pilotos daquela temporada. Rubinho terminou em terceiro na classificação e geral, enquanto o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, foi o vice-campeão.
Pressão pós Senna
Justamente por ter atuado ao lado de Schumacher, o brilho de Barrichello muitas vezes não era reconhecido pelos fãs brasileiros. Entretanto, o ex-piloto é um grande ícone da era moderna da F1. Tanto Rubens quanto Felipe Massa, outros brasileiros que passaram muito tempo na categoria, carregavam o peso de suceder ninguém menos do que Ayrton Senna, tricampeão mundial e considerado um dos maiores da história.