São Paulo precisa disso para voltar a ser campeão em 2025

Eliminado da Libertadores e Copa do Brasil, o São Paulo só tem uma missão na reta final deste ano: conquistar a vaga na Libertadores de 2025. Sem chances de título, o Tricolor foca para ficar entre os primeiros colocados na tabela do Campeonato Brasileiro.

Por sinal, esta parece ser a única maneira de Luis Zubeldía continuar no comando da equipe, como mencionou o jornalista Arnaldo Ribeiro. Se ficar entre os seis primeiros, o São Paulo jogará a pré-Libertadores, a não ser que o Botafogo levante a Libertadores ou o Flamengo a Copa do Brasil, abrindo vaga direta via Brasileirão.

Dito isso, a diretoria paulista já iniciou o planejamento para a temporada que vem, que passará muito pela aprovação do novo fundo de investimentos do clube. A iniciativa visa diminuir as dívidas bancárias em até cinco anos.

Como consequência, o São Paulo deve fazer uma “limpa” no elenco para diminuir espaço na folha salarial. Como se não bastasse, o clube não deve fazer nenhuma contratação bombástica. Esse é o principal problema.

São Paulo necessita de uma renovação

Diante de um elenco experiente, o São Paulo precisa unir o útil ao agradável. Mas o que isso significa? Simples: a renovação do plantel. A diretoria deve ir ao mercado em busca de novas peças, em especial um novo lateral-esquerdo, lateral-direito e um meia-armador. Wellington está de saída rumo a Inglaterra, e Rafinha, já com seus 39 anos, tem futuro indefinido. Artilheiro do time, Luciano vem jogando como um “10”, sendo altamente criticado.

O Tricolor sempre foi conhecido por revelar grandes talentos da base. Logo, a confiança nas categorias de base de Cotia tem que ser a mesma. Os jovens precisam de minutagem, já que talento não falta. William Gomes, Ryan Francisco, Igão, Igor Felisberto, Moreira e Henrique precisam jogar entre os profissionais. Unindo experiência a juventude, o São Paulo, quem sabe, pode superar os obstáculos financeiros e conquistar um título em 2025.