Sonho de consumo do São Paulo está deixando seu clube atual após 8 temporadas

Nesta terça-feira (3), Oscar entrou em campo pela última vez com a camisa do Shanghai Port, equipe chinesa na qual esteve presente nas últimas oito temporadas. Com vínculo se encerrando no dia 31 de dezembro, o meia optou por não renovar sua parceria com a equipe asiática, abrindo brechas para que o São Paulo formalize proposta.

Aos 33 anos, o jogador não descarta retornar ao Brasil, país por onde usou as camisas do São Paulo, Internacional e Seleção Brasileira. Como forma de encerrar sua passagem meteórica no Shanghai Port, Oscar se despediu dos torcedores com um gol de pênalti no empate em 1 a 1 com o Gwangju FC, pela Liga dos Campeões da Ásia.

Ainda que siga sem um rumo definido, o brasileiro aguarda a janela de transferência internacional ser aberta para avaliar as melhores oportunidades. Com futebol para ser direcionado à Europa, o meia ressaltou a importância de se manter próximo a seus familiares, o que colocou os torcedores do São Paulo em alerta.

“Minha mãe está envelhecendo, minhas irmãs estão tendo filhos, queremos estar mais próximos. Com o limite salarial, renovar se torna mais complicado. Existem outras opções, no Brasil, na Europa, no Catar. Pretendo decidir até o final do ano. Eu e minha esposa estamos ansiosos para saber para onde iremos”, desabafou o jogador.

A trajetória de Oscar na China foi oficializada em 2017, quando o Shanghai Port adquiriu o brasileiro junto ao Chelsea por 60 milhões de euros (R$381 milhões na cotação atual). Nesse ínterim, o craque disputou 245 jogos na equipe asiática, sendo recompensado com 76 gols, 110 assistências e os títulos do Campeonato Chinês (2018, 2023 e 2024), Copa da China (2024) e Supercopa da China (2019).

São Paulo pode perder briga para o rival

Enfrentando instabilidade financeira, o São Paulo definiu um teto de gastos com o futebol para a temporada 2025 em R$ 350 milhões. Dessa forma, o desembarque de Oscar seria visto com maiores dificuldades, já que os vencimentos do meia estão fora da realidade do tricolor. Por outro lado, o Flamengo ainda não desistiu de se acertar com o craque.

A princípio, na última janela de transferência, o rubro-negro carioca chegou a se aproximar de assinar com Oscar, mas os dirigentes do Shanghai Port interromperam a negociação de última hora. Com o salário e tempo de contrato definidos, o cria do São Paulo somente não desembarcou no clube da Gávea devido aos chineses não aceitarem abrir mão do atleta na metade da temporada.