Vasco revela motivos para ter contratado Fábio Carille

O Vasco anunciou a contratação do técnico Fábio Carille nesta quinta-feira (19), e surpreendeu boa parte da torcida. A negociação foi rápida e terminou com um final feliz para ambas as partes. Vale lembrar que o time carioca disputará a Copa Sul-Americana na próxima temporada.

Apesar da demissão recente do Santos após o título da Série B, o nome foi bem aceito internamente por alguns motivos. De acordo com informações divulgadas pelo Globo Esporte, a solidez defensiva e experiência foram cruciais na decisão da diretoria vascaína, comandada pelo presidente Pedrinho.

O clube procurava um técnico com experiência no futebol brasileiro. Chegou a abrir conversas com os portugueses Antônio Oliveira e Pedro Caixinha, além do uruguaio Paulo Pezzolano. As negociações não prosseguiram conforme o esperado.

O Vasco também falou com Renato Gaúcho, que recusou a oferta. Após o “não”, a diretoria foi atrás de Carille, que se mostrou empolgado em assumir o comando do Cruzmaltino. Para o clube, a experiência com a pressão, calendário e outros fatores era mais importante do que o estilo de jogo.

Estabilidade e aspecto defensivo pesaram na decisão

Um dos principais pontos positivos é a estabilidade de Fábio Carille no comando de suas equipes. Ele acumula trabalhos longos em relação a muitos outros nomes. Além disso, a solidez defensiva de seus times foi crucial, uma vez que o Vasco terminou o Brasileirão com a quarta pior defesa, com 56 gols sofridos.

Desde 2016 atuando como treinador, Carille passou por diferentes clubes no Brasil, como Corinthians, Santos e Athletico-PR. Segundo o Espião Estatístico do Globo Esporte, acumula São 135 vitórias, 73 empates e 62 derrotas no período. Um aproveitamento de 57,4%. Suas equipes marcaram 322 gols- média de 1,24 gol/jogo; e 211 gols sofridos – média de 0,81 gol/partida.