Veja quais clubes brasileiros lideram ranking de vendas para a Europa
Conhecido como o país do futebol, o Brasil é um verdadeiro exportador de talentos ao exterior no esporte. Diversos craques saíram do Brasil, como Pelé, considerado, para muitos, o maior de todos os tempos, além de Ronaldo, Ronaldinho, Neymar, Zico, Rivelino, entre outros.
Por sinal, o Sambafoot realizou uma pesquisa e divulgou dados dos clubes que mais exportaram jogadores nos últimos anos. Como esperado, o São Paulo está muito bem representado pelas categorias de base de Cotia, mas ainda assim não é o líder do levantamento.
O Palmeiras encabeça a lista com 73 vendas. O Alviverde tem tido sucesso com as vendas recentes, principalmente de joias da base. O grande nome até aqui é o de Endrick, que aos 18 anos de idade foi negociado com o Real Madrid. Além dele, o atacante Estevão será jogador do Chelsea em junho e Vitor Reis defende o Manchester City.
Logo atrás do Palmeiras está o Internacional, com 65 vendas, seguido do Botafogo e Corinthians, ambos com 58 atletas exportados. Em quinto lugar está o Flamengo, com 56, enquanto o Atlético-MG (50), Santos (49), Cruzeiro (48), Fluminense (47) e São Paulo (44) fecham o levantamento.
Em relação aos países que mais exportam atletas, o Brasil continua sendo o líder. Segundo o Relatório Global de Transferências da Fifa em 2024, o país conta com 1.289 atletas negociados para fora. Os times que mais contratam brasileiros são Portimonense, Nacional e Santa Clara, todos de Portugal.